Comércio, Setor Público e Serviços
Pesquisa anual de comércio 2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1996, a Pesquisa Anual de Comércio - PAC1, que retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no País. Essas informações são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.Pesquisa anual de serviços - Série relatórios metodológicos
Em virtude da necessidade de caracterização do segmento das atividades de serviços sob os enfoques da organização da estrutura produtiva e do conjunto de produtos produzidos, a Pesquisa Anual de Serviços, iniciada em 1998, passou a desdobrar-se em dois módulos: Pesquisa Anual de Serviços, módulo central, que levanta informações econômico-financeiras e de pessoal ocupado das empresas prestadoras de serviços, e Pesquisa Anual de Serviços – Suplemento Produtos e Serviços, que, a partir de 2000, levanta informações sobre a composição dos serviços prestados por essas empresas segundo uma nomenclatura predefinida.Pesquisa Anual de Serviços 2018
A Pesquisa Anual de Serviços - PAS tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade de serviços no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, receitas, despesas e valor adicionado bruto.Pesquisa Anual de Serviços 2019
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1998, a Pesquisa Anual de Serviços - PAS1 , que retrata as características estruturais da oferta de serviços não financeiros pelas empresas brasileiras.Pesquisa Anual de Serviços 2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1998, a Pesquisa Anual de Serviços - PAS1 , que retrata as características estruturais da oferta de serviços não financeiros pelas empresas brasileiras.Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016
A Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH 2016, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, destaca as principais características dos estabelecimentos de hospedagem do País, por meio da identificação de seus tipos e categorias e quantificação dos estabelecimentos de hospedagem, unidades habitacionais e leitos existentes, apresentando, assim, um quadro atualizado da potencialidade do mercado hoteleiro.Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção 2009
A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.Pesquisa mensal de comércio - Série relatório metodológico - V. 15 - 4ª edição
A Pesquisa Mensal de Comércio - PMC tem como objetivo acompanhar o desempenho conjuntural do comércio varejista do País a partir das estimativas da receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais pessoas ocupadas. Seus indicadores constituem um importante instrumento para a percepção dos movimentos cíclicos dos vários segmentos de mercado e a identificação antecedente do comportamento da atividade produtiva, suprindo, ainda, a necessidade de informações atualizadas para as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB trimestral. Com o lançamento desta edição, o IBGE apresenta a segunda revisão da PMC, cuja nova série encadeada, divulgada a partir de janeiro de 2012, tem como período de referência, único, a média mensal dos índices de 2011. A publicação discorre sobre os aperfeiçoamentos introduzidos na pesquisa, traz a conceituação dos indicadores, o plano amostral, os aspectos da coleta dos dados e os procedimentos para obtenção dos índices nominais e de volume de vendas, entre outras considerações de natureza metodológica. Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.Pesquisa mensal de comércio - Série relatório metodológico 5ª edição
O objetivo da Pesquisa Mensal de Comércio - PMC é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural da receita do comércio varejista formalmente constituído no País e nas Unidades da Federação.