Comércio, Setor Público e Serviços
Redes e Fluxos do Território - Ligações Aéreas
O projeto Redes e Fluxos do Território constitui uma linha de investigação permanente do IBGE, que tem por objetivo analisar os relacionamentos e as ligações entre as cidades brasileiras, sua acessibilidade e a configuração espacial de suas trocas, quer de natureza material (pessoas, mercadorias, carga), quer imaterial (informações, ordens, dinheiro). Com a presente publicação, a Instituição dá início à divulgação de estudos relacionados a esse projeto e contempla, neste volume, os fluxos derivados do transporte aéreo de passageiros e carga, visando não só caracterizar a posição das cidades brasileiras no sistema urbano nacional a partir desta modalidade de transporte, como também avaliar sua acessibilidade sob a perspectiva dos custos monetário e de tempo de viagem entre elas.PNAD Continua - Turismo 2023
O módulo de Turismo, investigado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua , tem como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Para tal, são apurados os gastos e as características das viagens realizadas, os quais, associados a outras variáveis integrantes da pesquisa, incluindo o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação da demanda turística doméstica.
PNAD Contínua - Turismo 2020-2021
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua – investiga na quinta entrevista ao domicílio o tema Outras formas de trabalho, que abarca os afazeres domésticos no domicílio ou em domicílio de parente; o cuidado de pessoas (crianças, idosos, enfermos ou pessoas com necessidades especiais) no domicílio ou de parentes não moradores; a produção para o próprio consumo; e o trabalho voluntário.PNAD Contínua - Turismo 2019
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua – investiga na quinta entrevista ao domicílio o tema Outras formas de trabalho, que abarca os afazeres domésticos no domicílio ou em domicílio de parente; o cuidado de pessoas (crianças, idosos, enfermos ou pessoas com necessidades especiais) no domicílio ou de parentes não moradores; a produção para o próprio consumo; e o trabalho voluntário.Pesquisa mensal de serviços - Série relatórios metodológicos - 2ª edição
A Pesquisa Mensal de Serviços - PMS tem como objetivo acompanhar o desempenho conjuntural do setor serviços do País, a partir das estimativas da receita bruta de serviços das empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como atividade principal um serviço não financeiro, excluídas as áreas de Saúde e Educação.Pesquisa mensal de serviços - Série relatórios metodológicos
A Pesquisa Mensal de Serviços - PMS tem como objetivo acompanhar o desempenho conjuntural do setor serviços do País, a partir das estimativas da receita bruta de serviços das empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como atividade principal um serviço não financeiro, excluídas as áreas de Saúde e educação.Pesquisa mensal de comércio - Série relatório metodológico 5ª edição
O objetivo da Pesquisa Mensal de Comércio - PMC é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural da receita do comércio varejista formalmente constituído no País e nas Unidades da Federação.Pesquisa mensal de comércio - Série relatório metodológico - V. 15 - 4ª edição
A Pesquisa Mensal de Comércio - PMC tem como objetivo acompanhar o desempenho conjuntural do comércio varejista do País a partir das estimativas da receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais pessoas ocupadas. Seus indicadores constituem um importante instrumento para a percepção dos movimentos cíclicos dos vários segmentos de mercado e a identificação antecedente do comportamento da atividade produtiva, suprindo, ainda, a necessidade de informações atualizadas para as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB trimestral. Com o lançamento desta edição, o IBGE apresenta a segunda revisão da PMC, cuja nova série encadeada, divulgada a partir de janeiro de 2012, tem como período de referência, único, a média mensal dos índices de 2011. A publicação discorre sobre os aperfeiçoamentos introduzidos na pesquisa, traz a conceituação dos indicadores, o plano amostral, os aspectos da coleta dos dados e os procedimentos para obtenção dos índices nominais e de volume de vendas, entre outras considerações de natureza metodológica. Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção 2009
A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016
A Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH 2016, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, destaca as principais características dos estabelecimentos de hospedagem do País, por meio da identificação de seus tipos e categorias e quantificação dos estabelecimentos de hospedagem, unidades habitacionais e leitos existentes, apresentando, assim, um quadro atualizado da potencialidade do mercado hoteleiro.