Novo
Descrição
Detalhes
O objetivo da Pesquisa Mensal de Comércio - PMC é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural da receita do comércio varejista formalmente constituído no País e nas Unidades da Federação. A PMC cumpre várias funções: para o Sistema de Contas Nacionais, a pesquisa supre a necessidade de informações atualizadas sobre o desempenho trimestral do comércio varejista e, indiretamente, sobre o comportamento do consumo das famílias, principal agregado da demanda final; para o empresário do comércio, a pesquisa permite a percepção dos movimentos cíclicos dos vários segmentos do mercado; para o mercado em geral, a pesquisa fornece um indicador antecedente do comportamento da atividade produtiva, dada a forte correlação entre a tendência das vendas no comércio varejista e o comportamento do mercado consumidor; e para os agentes institucionais, dada a correlação entre o consumo, a produção e a inflação, a pesquisa é uma importante fonte para definição de políticas econômicas. Vale registrar que a PMC, implantada inicialmente em 1995 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi expandida em 1997 para as Regiões Metropolitanas de Recife e Salvador. A partir de janeiro de 2000, a pesquisa com a nova metodologia passou a ter representatividade nacional, investigando as empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, atuantes na atividade de comércio varejista, passando a utilizar nova base e grupos de atividades mais detalhados. Primeiramente, em 2004 e, posteriormente, em 2012, foram atualizadas as bases de cálculo dos índices e as amostras de empresas e incorporada a atividade do comércio de material de construção. O presente relatório metodológico da PMC apresenta as características do projeto atualizado em 2017, tais como os objetivos, a metodologia utilizada, os procedimentos operacionais adotados, os tratamentos dos dados e as formas de apresentação dos resultados.
Informação Adicional
Informação Adicional
Código | 000066 |
---|---|
Código de Barras | Não |
ISSN / ISBN | 9786587201016 |
Abrangência | Brasil |
Mídia | Livro |
Número de Páginas | 70 |
Peso (Kg) | 0.3500 |
Link para download | https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101712.pdf |
Comentários
Queremos saber sua opinião
Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se