0800 721 8181

Sistema de informações e indicadores culturais 2007-2018

Seja o primeiro a avaliar este produto

R$40,00

Disponível: Sem estoque

Short Description

Desde 2004, o IBGE vem desenvolvendo uma base consistente e contínua de informações e indicadores relacionados à cultura, fornecendo aos órgãos governam...

Descrição

Detalhes

Desde 2004, o IBGE vem desenvolvendo uma base consistente e contínua de informações e indicadores relacionados à cultura, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, elementos para análises setoriais mais aprofundadas. Para tal, foram realizados, ao longo do tempo, estudos[LQA1] [ARGdS2]  com indicadores produzidos pelo próprio Instituto. A presente edição do estudo reflete os dados mais recentes disponíveis no momento da conclusão deste volume e incorpora inovações.

 

Para atualizar o escopo da produção de bens e serviços culturais no País no período considerado, foram utilizadas informações das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas - Cempre e das pesquisas econômicas por empresas (Pesquisa Industrial Anual - Empresa - PIA-Empresa, Pesquisa Anual de Comércio - PAC e Pesquisa Anual de Serviços - PAS), enquanto os gastos governamentais e das famílias relacionados à cultura foram obtidos das Estatísticas Econômicas e Financeiras das Administrações Públicas e da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, respectivamente. As principais inovações trazidas nesta edição se referem à agregação de três bases de dados: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, responsável pelas estatísticas sobre as características da população inserida no setor cultural[LQA3] [ARGdS4] , permitindo recortes regionais até o nível de Municípios das Capitais, a existência de televisão de tela fina nos domicílios, e aspectos do uso de telefone móvel celular e da Internet pela população; a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic, contemplando o acesso potencial a equipamentos culturais e meios de comunicação presentes nos municípios; e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, a partir do qual foi possível construir um índice de preços da cultura para mensuração do custo de vida relacionado ao consumo de bens e serviços abarcados por esse setor, refletindo o comportamento, ao longo do tempo, dos preços de uma cesta fixa de produtos predominantemente utilizados para tal fim.

 

A publicação traz considerações metodológicas, em que se destacam a descrição e a classificação das atividades econômicas ligadas à cultura e a sua correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, informa as principais características das pesquisas utilizadas como fontes de informação, e analisa os indicadores selecionados para a delimitação desse setor produtivo sob variadas perspectivas. O recorte de análise utilizado nesta edição incluiu setores econômicos direta e indiretamente relacionados à cultura, gastos públicos e privados, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, limitações e potencial de fruição cultural a partir de equipamentos culturais, meios de comunicação e acesso à tecnologia. A partir das fontes utilizadas e do recorte proposto, mostra-se a variabilidade temporal e espacial dos indicadores,  além de pontuar desigualdades sociais. A publicação inclui ainda um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.  [ARGdS5] 

O conjunto dessas informações também está disponível no portal do IBGE na Internet, onde pode ser consultado o plano tabular detalhado do estudo, com estimativas e coeficientes de variação, quando aplicáveis.

 

Informação Adicional

Informação Adicional

Código000069
Código de BarrasNão
ISSN / ISBN15163296
AbrangênciaBrasil
MídiaLivro
Número de Páginas178
Peso (Kg)0.4490
Link para downloadhttps://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101687.pdf

Comentários

Queremos saber sua opinião

Apenas usuários registrados podem comentar. Por favor, identifique-se ou cadastre-se

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.