O IBGE, em parceria com outros órgãos públicos diretamente interessados na produção e disseminação de indicadores e análises de gênero, vem desenvolvendo um trabalho contínuo no sentido da consolidação de um Sistema Nacional de Informações de Gênero - SNIG, cuja primeira versão, divulgada em 2006, contemplou os dados censitários de 1991 e 2000. A versão atual, SNIG 2014, baseada nos resultados do Censo Demográfico 2010, é composta por um sistema web especificamente desenvolvido para a disseminação de indicadores selecionados em variados temas, bem como pela presente publicação, empreendida no âmbito do Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas. O presente estudo aborda aspectos da população, incluindo famílias e migração, pessoas com deficiência (visual, auditiva, motora e/ou mental), condições habitacionais, educação, inserção no mercado de trabalho e diferenciais de rendimento, questões essas analisadas sob uma perspectiva de gênero. Quando possível e pertinente, os indicadores são comparados com resultados censitários anteriores. A publicação traz ainda considerações sobre os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do estudo, apêndices ilustrativos sobre o SNIG, e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso. Com esta publicação, o IBGE dá continuidade à produção e à sistematização de estatísticas sociais, ampliando sua contribuição para a disseminação de informações referenciadas aos 5 565 municípios brasileiros em 2010. Essas informações também estão disponíveis no portal do IBGE na Internet, onde pode ser consultado, complementarmente, o SNIG 2014, com resultados para Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios. Além de tabelas e mapas, o Sistema permite também consulta aos metadados dos indicadores selecionados.