Comércio
Economia informal - Série Relatórios Metodológicos
A pesquisa Economia Informal Urbana, realizada por amostra de domicílios situados em áreas urbanas, visa captar o papel e a dimensão do setor informal na economia brasileira, procurando identificar os proprietários de negócios informais - trabalhadores por conta própria e empregadores com até cinco empregados - em pelo menos uma situação de trabalho, nos domicílios em que moram, e através deles investigar as características de organização e funcionamento de seus empreendimentos.Pesquisa anual de comércio 2018
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1996, a Pesquisa Anual de Comércio - PAC1 , que retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no País. Essas informações são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.Pesquisa anual de comércio 2019
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1996, a Pesquisa Anual de Comércio - PAC1, que retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no País. Essas informações são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.Pesquisa anual de comércio 2020
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1996, a Pesquisa Anual de Comércio - PAC1, que retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no País. Essas informações são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.Pesquisa anual de comércio 2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE realiza, desde 1996, a Pesquisa Anual de Comércio - PAC1, que retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no País. Essas informações são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo.Pesquisa mensal de comércio - Série relatório metodológico - V. 15 - 4ª edição
A Pesquisa Mensal de Comércio - PMC tem como objetivo acompanhar o desempenho conjuntural do comércio varejista do País a partir das estimativas da receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais pessoas ocupadas. Seus indicadores constituem um importante instrumento para a percepção dos movimentos cíclicos dos vários segmentos de mercado e a identificação antecedente do comportamento da atividade produtiva, suprindo, ainda, a necessidade de informações atualizadas para as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB trimestral. Com o lançamento desta edição, o IBGE apresenta a segunda revisão da PMC, cuja nova série encadeada, divulgada a partir de janeiro de 2012, tem como período de referência, único, a média mensal dos índices de 2011. A publicação discorre sobre os aperfeiçoamentos introduzidos na pesquisa, traz a conceituação dos indicadores, o plano amostral, os aspectos da coleta dos dados e os procedimentos para obtenção dos índices nominais e de volume de vendas, entre outras considerações de natureza metodológica. Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.Pesquisa mensal de comércio - Série relatório metodológico 5ª edição
O objetivo da Pesquisa Mensal de Comércio - PMC é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural da receita do comércio varejista formalmente constituído no País e nas Unidades da Federação.